domingo, 3 de março de 2013

D. Zefa e a oração de Santa Catarina de Sena


Josefa Alves Reis














Manhã de segunda-feira de carnaval, em Araçuaí.
Conversando com D. Zefa, ouvi dela histórias de assombrações e da
passagem de Lampião pela fazenda do seu avô, e outras passagens da 
sua vida e da sua fé em Deus e nos santos de sua devoção.
Em entremeio às suas orações, ela me descreveu episódios bíblicos
e me falou das suas visões. Um pouco antes da hora do almoço, o
professor Nilton, seu amigo e protetor, e hoje, meu amigo, chegou.
Nos cumprimentamos e depois de indagada de como estava passando,
D. Zefa prosseguiu assim:

Eu li muito na minha vida, li livro de religião. Eu estudei pouco, até o quarto ano.
Mas minha leitura foi dedicada em religião. li escritura, livro sagrado, os maior
livro do começo do mundo, história de Santa Maria Madalena, história dos apóstolos,
a amizade de Lázaro, que é irmão de Maria Madalena e Marta, história de tudo...
Eu trabalhei demais na roça, na fazenda do meu avô, e quando chegava meio dia
que era hora de descanso, o almoço no nordeste é doze horas, quando o sol esquentava
muito, o meu avô tinha muito agregado, eu que levava os trabalhador e trabalhava
junto com eles e depois vinha com eles. Aí, meu avô dava um repouso, todo mundo
comia, agora todo mundo vai descansar, deixar o sol abrandar...
Aí, eu pegava  meus livro de oração e rezava.
vi muita visão abertamente e vejo até hoje. quis dar os meu gatos, mas eles
me faz companhia, esta noite pariu uma gata. Eu não dormi esta noite. A gata...,
bicho bravo que nem doido, corre aqui corre acolá, quando eu fui dormir era,
devo ter dormido uma hora só. Quando eu fui dormir era quase cinco horas,
os bicho bravo num deixava eu dormir, e eu sem sono também. Aí, eu fui rezar
a oração de fazer parto, que parece até que ela ia morrer. Aí, eu peguei e rezei
a oração de Santa Catarina de Sena. Aí, quando eu rezei, num instantinho ela
pariu. Aí, quando fez o parto com oração é que eu fui deitar.

Curioso, eu perguntei, e como é esta oração?

Oração para fazer parto, abrir porta.
Se você tiver com a casa fechada, enguiçada e num puder abrir,
aí, você ponhe a mão na fechadura e reza.
Quando você navegar com a chave, aí, abre na hora.
Aí, diz assim:

Minha Santa Catarina
vós dizeis que vós te fez
tão linda e tão acabada
tão feita em perfeição
filha de um rei tão poderoso
que toda rainha é senhora.
Dizeis as suas maldades
neste mundo enganoso
a treze dias que se veste
e qual se liberte
sem comer, sem beber
sem companhia nenhuma.
Se não é da mesma senhora
que a mesma senhora
ouviu e disse:
senhores e senhoras
que de mim se lembrar
e esta santa oração rezar,
eu livrarei o teu corpo
de corda, algema,
cadeia, grilhões
e também livrarei de morte súbita
e do laço do demônio 
amém!

Aí, o que for de corda que tiver amarrada, desata tudo. O bicho morrendo
de parto. O ser humano morrendo de parto. Eu fiz muitos parto.
No tempo de parteiras, eu fiz muito parto no meu dizer com oração.
Quando eu morei em Teófilo Otoni eu fiz parto.
Eu tinha uma vizinha que era de Novo Cruzeiro, que ela disse:
Zefa, eu não vou pra mão de médico não. Eu quero que você faça o meu parto.
Ela tava com uma parteira, que quando foi na hora dela ganhar neném,
tava ruim dessa criança nascer. a parteira falou comigo: é D. Zefa, cuida
nas oração porque a criança parece que num vai nascer não. Ai, eu arrudiei
a casa dela três vezes rezando, que a casa num tinha muro, eu arrudiei a casa
três vezes rezando, quando na derradeira vez o menino gritou lá...

Oração de Santa Catarina de Sena, a maior das oração!


                                                                                                            Lori Figueiró








Nenhum comentário:

Postar um comentário