sábado, 13 de outubro de 2012

Grupo de Roda Luz que Brilha, "a vida é uma boniteza só".


Aleila de Caldas Moreira,
Bernardino Lopes de Caldas
e o Grupo de Roda Luz que Brilha.


































Manhã de domingo, São João dos Marques.
Assim que nos encontramos com as meninas do Luz que Brilha,
Sr. Bernardino, pegado na viola, anunciou:

Eu fui numa festa encapoeirada
ocês vendo com é que tava
uma briga danada, a poeira voava
os homem corria, as mulher chorava.
Dumas tantas endiante num pude dividir
as mulher gritava, cadê meu filhim?
Deitava no chão e tornava a cair
e eu tava de parte, morrendo de rir.

E para alegria de todos, os dedos na viola, Sr. Bernardino foi logo emendando:

Eu fui numa festa de São Benedito.
Cheguei nesta festa, que festa bonita
a barraca enfeitada com fulô de palmito.
São Miguel gritava leilão de cabrito,
São Pedro gritava que nem um periquito,
Santo Onofre bebia na boca do litro.

E Aleila, Bernardo, eu pedi pra ocê não ir nas festas e me deixar aqui, saudosa:

Ocê disse que vai e vai
ocê leva minha vida
queu não tenho mais coração
de assistir sua saída.

Lilia, toda prosa, as mãos e os pés em dança:

Eu falei com laranjeira
que não desse mais flor
laranjeira de teimosa
este ano carregou.

Aleila, as mãos na cintura, os pés e as saias em movimento:

A flor do maracujá
é danada pra cheirar
quem é dono não ciuma
quem não é quer ciumar.

E Sr. Bernardino, meninas, por onde eu passei,
eu deixei porteiras abertas.  Nada de brigas por minha pessoa,
a vida, meninas, é uma boniteza só, é preciso conservar ela.

Era apenas o início de uma manhã de domingo. Convidados pelas meninas para assistirmos um  
ensaio do Grupo de Roda Luz que Brilha, Sr. Bernardino, de pronto, carregou a sua viola, e eu, a
minha câmara fotográfica, ciente da impossibilidade de registrar tudo o que vivenciaríamos na luz  
de um azul intenso, na barra do São João dos Marques.

Na despedida, recebendo os abraços de Lilia,

Este verso é pra você, Lori
fico muito agradecida
toda parte que eu for
levo ocê no meu sentido.

E Aleila,

Ocê disse que vai e vai
ocê podia me levar
queu não sou tão pequeninha
queu não guento caminhar.


                                                                                                                        Lori Figueiró





Um comentário:

  1. Dá vontade de dançar junto com o Grupo de Roda Luz que Brilha...
    Pura manifestação em cantos e movimentos.
    As lentes da câmara, sintonia, capturando cuidadosamente a mesma frequência da vida dançante nos pés, mãos, cintura, saias, vozes e toda a Luz que Brilha e Roda.

    ResponderExcluir