domingo, 14 de outubro de 2012

D. Licota, "tudo prá gente na vida é uma maravilha só."



Manhã da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Nas lembranças, o aniversário de Janete, 
minha amiga, que estava completando mais um janeiro, como a minha mãe gostava de dizer.
Em Curtume, na companhia de D. Rita, Sr. Antonio Pereira e Sr. Bernardino, me encontrei
com D. Licota. Enquanto preparava o feijãozinho com torresmo, o franguinho com quiabo  
e abóbora, D. Licota, pela televisão acompanhava a missa, cantava versos e prosa com  
os amigos, relatava os fatos e acontecidos e descrevia sua fé. Gabriela, sua neta, pediu
para ser benzida.  
D. Licota, mais de uma vez confessou a sua alegria e sua fé para com a vida.
Ocês tão me vendo eu aqui, não me falta nada, sou feliz nas graças de Deus e dos  
meus filhos, Elizete me ajuda muito, uma boa filha. Quando me perguntam a idade, 
eu digo, perto de cem, na segunda-feira, faço anos, sei que é pra mais de oitenta e  
cinco e ontem mesmo, eu torrei farinha, fiz o meu doce de feijão, gosto um tanto,  
é muito bom, vou vivendo a minha vida, muito satisfeita com ela.



                                   Maria Ferreira Pereira de Oliveira, D. Licota.




D. Licota com Elizete e com Gabriela, sua neta.




 D. Licota com Sr. Bernardino e
 Sr. Antonio Pereira.











De D. Licota, na despedida, ganhei uma medida de farinha de milho, uma oração,
uns raminhos de arnica e comigo-ninguém-pode, com a proteção de Nosso Senhor  
Jesus Cristo e da Virgem Maria. Com Deus, Lori, nada pode. 
A gente tendo em Deus, tudo prá gente na vida é uma maravilha só. 
Nossa mãe acostumou a gente na fé, de manhãzinha, bem cedo, com a gente ela rezava:

Deus comigo, eu com ele
ele na minha frente, eu atrás dele.
Hora que a gente levanta da cama
claro como foi o dia,
rompe a aurora,
os anjos rezam,
os santos adoram.
Bendita seja esta hora
que eu saio da minha casa
por esta porta a fora
com Deus e Nossa Senhora.

E benzia o corpo, e ía na Varginha donde minha avó morava, longe mermo, e quando 
pegava assim começando a trovar, mãe chegava, mais este cachorrinho, um veludinho
pretinho, num lugar longe, uma longisse só, um lugar... nós passava quando nós ía na
Chapada, passava lá, que é perto da Água Limpa, né... mas mãe ía sozinha e ainda
trazia alguma coisa na cabeça, mas é tão bão a gente andar pegado com Deus, ô gente!
Eu falei, e tem gente que não reza e não põe sentido numa missa pra saber o quê que é Deus.
Gente, olha que tanta boniteza que eu vi esta semana, a festa de Nossa Senhora Aparecida,
e hoje, e amanhã, a mesma boniteza de hoje é amanhã e depois...
Então, meu filho, quando ocê sair pelas estradas, reza, é rezar assim:

Bendita seja esta hora
que eu saio por esta estrada a fora
com Deus e Nossa Senhora.

E Deus vai te proteger, meu filho, a gente tendo em Deus, tudo pra gente na vida
é um prazer sem tamanho.

Emocionado e agradecido, abraçei D. Licota prometendo voltar para comemoramos o seu
aniversário. E ela comigo: e também o aniversário da sua amiga, daqui vou rezando pra ela,
pedindo que Deus abençoa ela, fazendo ela muito feliz e os parentes todos dela e a você 
também, meu filho, que Deus proteja ocês todos.



                                                                                                          Lori Figueiró




Um comentário:

  1. ... "a gente tendo fé em Deus,tudo pra gente na vida é um prazer sem tamanho".
    Diante desta certeza de D.Nicota, amém e amém. Registros que levam a reflexões.

    ResponderExcluir