segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

D. Maria das Graças e D. Maria Auxiliadora, tendo o coração arrumadinho...

                 Maria das Graças Martins Souza e Maria Auxiliadora Martins Santos

Hoje, pela manhã em Mutuca, comunidade de Coronel Murta,
tive o prazer em conhecer D. Maria das Graças e D. Maria Auxiliadora.
Demonstrando muita vitalidade e uma alegria contagiante, foram logo
me servindo um cafezinho fresco colhido no quintal, e o convite para o
almoço, feijãozinho com quiabo, também colhido lá na horta.
Entre os tantos afazeres domésticos e o trabalho na lavoura,
são cantadoras de versos, batuqueiras e benzedeiras.
Os ofícios, aprenderam com as avós e mais dedicadamente, com os pais
Amélia Moreira Santos e Manoel Martins Santos.
Gêmeas, nasceram a 59 anos, no dia 26 de junho de 1953. Já tamos duas velhas,
seu moço, como a serra lá fora e o mato em volta, mas vamo levando a vida
e não esquecemos nunca do aniversário nosso de nascença.
Eu a derradeira, minha mãe contava que eu nasci depois, sei que vou embora
primeiro, mas num faz importância, tendo o coração arrumadinho, cheio de Deus,
tá bão! Me confessou D. Maria Auxiliadora, enquanto na porta da sala,
D. Maria das Graças recebia umas meninas para serem benzidas.


D. Maria das Graças 
   benzendo Ana Clarice. 

                     D. Maria das Graças
                        benzendo Mirele.
               










D. Maria das Graças
   benzendo Ana Paula.











E D. Maria das Graças repetia três vezes:

Eu te benzo de quebranto e mal olhado.
Com dois te pôs.
Com três eu te tiro.
Com os poderes de Deus,
do Espírito Santo e da Virgem Maria,
Amém!

E rezava uma Ave Maria, uma Santa Maria, um Pai Nosso e pedia
a cada uma das meninas para oferecerem para os seus santos de devoção.


Na despedida, D. Maria das Graças me aconselhando:
não esqueça nunca seu moço, devoção primeiramente com Deus,
que está lá no céu  e depois com Nossa Senhora, que é a mãe de Deus
e a nossa mãe também.
Prometendo que eu voltaria o mais breve possível, prometi ainda uns retrato,
aqui é muito custoso e esta máquina do senhor deixa a gente muito clarinha,
seremos agradecidas rezando para o senhor, eu e minha irmã, obrigado seu moço!


                                                                                                           Lori Figueiró





2 comentários:

  1. DORA E GRAÇA, PESSOAS MARAVILHOSAS QUE CARREGAM EM SI O DOM DA SIMPLICIDADE E HUMILDADE PARABÉNS VOCÊS SÃO ESPECIAIS.....

    ResponderExcluir
  2. Essas são de se fazer mesmo reverência; parecem carregar a alma da terra na alma. Parabéns sempre Lori, e obrigada pelos presentes que tem nos dado!

    ResponderExcluir