quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Janelas de São Gonçalo IV































XVI  FESTIVAL DE FÉRIAS DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS / SERRO

ATIVDADE CULTURAL: EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

FOTÓGRAFO : LORI FIGUEIRÓ

PERÍODO : de 15 a 19 de janeiro de 2013

NÚMERO DE VISITANTES : 230

FOTOGRAFADOS: Moradores de São Gonçalo do Rio das Pedras que se destacam ou se destacaram no exercício de seus papéis sociais como: artesão (artesã), educadora, mãe (pai), benzedeira, trabalhador(a) rural, marceneiro, educadora, raizeira,  dona de casa e outros.

REGISTRO DE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES DE PESSOAS QUE FREQUENTARAM  A  EXPOSIÇÃO:

Que beleza da minha profa. D.  Zeca que me ensinou a ler, com tanta paciência.

Meu Deus, D. Ilídia com mais de 90 anos ainda capina na sua roça e vai à Igreja sozinha.

Sr. Nestor comandou uma banda de música e foi um grande artesão, fazendo centenas de fogôes de madeira.

Sr. Adelino, com mais de 90 anos, levanta às 4 hrs da madrugada e, vai e volta, diariamente, ao seu sítio na Grota Seca, caminhando 14 km.

Olha a minha amiga Lourdes: faz uma farinha prá ninguém botar defeito.

A Helena e seu presépio: quanta gente vem a São Gonçalo e vai à casa dela para conhecer o seu belo presépio.

D. Leoni criou uma família imensa (14 filhos) e todos são muito trabalhadores.

D. Mercês diante de sua foto:  Rosa, até que eu fiquei bonita!

A D. Lourdes, gente, é a mãe do Pescoço e batalhou muito na vida.

A D. Alexandrina quase não sai de casa mas, veio à exposição e ficou muito feliz com o seu retrato.

A D. Edite é uma benzedeira que ajuda muitas pessoas que estão doentes.

Que bom o sorriso do Sr. Ribeiro.

Diante da foto de Da.Anália, uma de suas filhas se emocionou muito e, sem tirar os olhos da foto, chorou muito.
E a foto-registro da Festa do Rosário de 2011 foi muito contemplada por todos.

Destaco o trabalho artístico do fotógrafo Lori onde presenciei manifestação de muitas emoções gestadas no momento em que as pessoas paravam diante das fotos.

Quero também destacar que, para mim, foi um privilégio trabalhar como Coordenadora desta exposição, possibilitando-me conhecer melhor São Gonçalo e sua gente.

Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2013.

Rosa Perdigão

Nenhum comentário:

Postar um comentário