quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Por Ilídia! ... o corpo como manifestação, memória e registro.















Impressionou-me as imagens fitadas diante de D. Ilídia, quando a vi
em ocasião de minha primeira viagem a São Gonçalo do Rio das Pedras,
em companhia das amadas Giovana e Rosa.
Senti-me tocada pela firmeza de seus passos, onde a transferência de
peso é elegantemente tateada por uma sombrinha azul escuro,
porque a "verde tem mais de cinquenta ano" e é usada para recitar
o poema Catita e Elegante de autoria até então desconhecida.
Entremeando suas passadas com movimentos da dança Umbigada,
além de saltitos e volteios.
Encantei-me com os registros corporais no corpo em movimento
desta senhora. O corpo enquanto registro, memória e movimento!
Um tempo depois, assistindo aos documentários de Lori Figueiró
percebi o quão fui sensibilizada pela alegria sedutora desta senhora.
Com Verinha, amiga querida e parceira profissional, a construção
coreográfica de “Por Ilídia!”. Na voz de outra querida, Adriana Lopes,
com o acompanhamento musical de Estêvão Henrique, as luzes
e cores sonoras ao poema Catita Elegante.
A sensibilidade e olhar cuidadoso, através dos vídeos documentários
do então companheiro Lori Figueiró mediaram a pesquisa corporal.
Assim, dançar “Por Ilídia!”, foi pura e simplesmente uma vivência extasiante,
interpretativa de toda a alegria sedutora para a vida que sinto em D.Ilídia.
Neste trabalho, com Verinha me embriaguei com Ilídia, por Ilídia.
Assim também como o desejo de dançar ainda mais... “Rosas”
e a “Consagração de Nossa Senhora Aparecida”.
 
                                                                           Sandrinha Nogueira


Um comentário:

  1. Obrigada, Lori e Sandrinha, pela oportunidade e a beleza com que vocês abraçam as boas e simples coisas da vida!!!!!
    Com todo meu carinho
    Verinha

    ResponderExcluir