sexta-feira, 27 de julho de 2012

Janelas de São Gonçalo II



Leoni Baracho Ribeiro


                          Merces de Souza


João Claudio dos Anjos


            Maria Vicentina de Souza


Alexandrina da Cunha


            Adão dos Santos Oliveira


Conceição da Dores Correia

                                              Anália da Conceição Rodrigues



Recordo D. Anália, em nossas conversas, me dizendo:
Lori, a vida é boa e é bela.
Voltei a ouvir a mesma expressão na voz
de Sr. Antonio Pereira, lá em Curtume, Jenipapo de Minas.
Seu Lori, a vida é boa e é bela, eu sempre repito,
a vida é boa e é bela e tão mais bela
quando descobrimos a boniteza da vida.
D. Anália, não está mais aqui, foi para outras paragens,
contemplar outras belezas.
Enquanto refogava o feijão, ou o angú era mexido,
ela, muitas vezes resumia as nossas conversas
afirmando que a vida, além de bela e boa, é como um sonho.
Meu filho, a vida não parece de verdade, ocê sabe,
tudo é tão passageiro, parece uma nuvem,
é como um sonho, é, um sonho que a gente sonha
caminhando pela vida, sem esquecer o sonhado
e sem querer deixar de sonhar, e mesmo depois,
acho que a gente continua sonhando,
por isso eu falo, a vida é boa e é bela, ocê num acredita?
Algumas vezes, citei para D. Anália,
o verso do cordelista Santa Helena,
o sonho é o tempero da vida.
Uma outra vez, falei para ela de Manoel de Barros,
poeta lá do Pantanal,
tem mais presença em mim o que me falta.
E mais que um sonho, sei o quanto a vida é para ser sonhada.
Somente quem sonha consegue concretizar alguma coisa,
sim, Pedrina, quem não sonha mais, já desistiu de viver.

Na imagem de D. Anália em minhas mãos,
a luz dos seus olhos, realça em mim
o prazer em me sentir feliz e em paz
com os meus sonhos, com os meus desejos,
quereres de uma vida para ser sonhada.


                                                                                              Lori Figueiró




A série Janelas de São Gonçalo, está atualmente exposta no Bar Vagalume, em Diamantina.
Em janeiro próximo, acrescida de outras imagens, a série Janelas de São Gonçalo estará exposta no 16º Festival de Férias em São Gonçalo do Rio das Pedras.



Um comentário:

  1. Expressões na janela, impressões da alma manifestadas em Vida.
    Todas fotos muito expressivas.
    Expressar a Vida.

    ResponderExcluir