sábado, 22 de setembro de 2012

"Dona Helena e seus saberes" na Vila do Príncipe, Serro.
















 Imagens captadas no
 Museu Casa dos Ottoni, Serro, MG.





Reafirmo os meus agradecimentos a Lilian Aparecida Oliveira, Diretora do
Museu do Diamante, em Diamantina, que transformou em realidade um desejo meu,
assim homenageamos a minha amiga, Dona Helena e seus saberes.
Os meus mais sinceros agradecimentos a Carlos Alberto da Silva Xavier,
Diretor do Museu Casa dos Ottoni, no Serro, que abriu as portas e os espaços
exuberantes dos jardins do Museu para receber Dona Helena e seus saberes,
ainda um pouco antes, quando com a intenção de conhecer um pouco mais D. Helena,
Ana Cláudia Caseiro, Dayse Santos, Eudes Oliveira, Joyse Costa e Tatiane Gomes
com os cuidados e carinhos fundamentais na construção das relações afetivas,
visitaram D. Helena em São Gonçalo do Rio das Pedras e a convenceram
da importância da sua pessoa e da sua presença na inauguração da exposição.
A vocês, meninos, os meus agradecimentos não só por toda felicidade
impressa nos olhos de D. Helena, como também por todos os cuidados
ofertados à minha pessoa e ao meu trabalho.
No Museu, a Exposição tão bem organizada e tratada, a mesa no centro tão bem
posta e farta, as toalhas e as flores, os cartões para os escritos endereçados à D. Helena,
as caixinhas de correio, o convite para um dedo de prosa e outros reconhecimentos
nos espaços dos jardins, o acolhimento aos convidados e aos nossos entes queridos,
e tantos outros gestos de sensibilidade e gentilezas se transformaram
em preciosidades armazenadas no mais íntimo do meu ser.
Assim, estendo os meus agradecimentos a Adão Leandro, Claudio Henrique,
Cleusa Maria, Diêgo Rodrigues, Eduardo de Oliveira, Izidoro Ferreira,
Luana Simões, Marcela Mazzilli, Maria Marlene, Paulo César, Rômulo da Costa,
e como não poderia deixar de ser, a Helizeth Martinez que a anos vem
me presenteando com os cuidados e carinhos mais sinceros.

Nos jardins do Museu, contemplando as luzes do entardecer
refletidas nos verdes viçosos das folhagens e arvoredos,
recordei o velho João Rosa e a sua convicção de que
a arte e o céu são assuntos muito sérios,
países de primeira necessidade.
Assim, desejo muito que o azul encarnado
do céu das Serras do Itambé inunde a todos vocês
com as luzes e as cores da poesia encantadora da vida.

A todos o meu abraço afetuoso.

                                                                                                           Lori Figueiró

                                                                                          

2 comentários:

  1. Maravilhoso todas estas pessoas envolvidas na realização de mais um de seus trabalhos, assim também, como a presença de D. Helena entre os visitantes da Exposição.
    Os visitantes que por lá estiveram foram presenteados com o olhar cuidadoso de D. Helena e do artista frente o mundo sempre em movimento.
    Maravilha!

    ResponderExcluir