sábado, 17 de maio de 2014

III Álbum da Mulher do Jequitinhonha







































                                              Geralda Martins Soares


Com todas as coisas, eu sou feliz, muito feliz mesmo! Tenho muita amizade,
por todo lado que tenho andado! Não tenho nunca comigo que hoje não vai
ser um bom dia! Até agora todos foram e são bons dias!

                                                                          Geralda Martins Soares, (D.Gera)



O convite para falar sobre a temática mulher e saúde no Vale do Jequitinhonha,
no III Fórum da Mulher do Jequinhonha, em junho de 2013, trouxe a primeira
questão: de qual mulher falar? Elas são tantas e têm tanto a ensinar que o encontro
no Fórum mostrou isso através das falas e danças apresentadas durante o evento.
A fala de Dona Gera foi uma aula de conhecimento sobre a arte de partejar, sobre ser
mulher, sobre ética e sobre resiliência. As mulheres do Vale são resilientes. Elas têm
a capacidade de enfrentar problemas e sair-se fortalecidades a ponto de rir deles.
...

                                                       Silvia Regina Paes e Ramoci Leuchtenberger




Geralda Martins Soares
(Mãe Gera)


São minhas essas palavras, meu filho.
E essas mãos, vou te contar, são abençoadas.
Vim ao mundo com a sina de ajudar a Deus,
também minha avó Maria Joana e a minha mãe Maria.
Por onde elas viajavam iam colhendo as crianças.
Tantas crianças recebidas do ventre das mãe,
da minha parte, nem sei mais contar, perdi as conta.
A vida, como eu falo, é assim meu filho,
a gente tem tanta dor, agonia, tanta estrepulia,
e os filho depois de tomar pé, arriba poeira
vão caminhar os dias e a ansia de vontades,
desembestados.
O mundo, já pus sentido, é quem cuida, quem ensina,
quem distribui rumo e determinação.
Não damos domínio, com fechos e tramelas,
nós até tenta e muito, ocê sabe, é verdade,
mas sem proveito, de nada vale.
Cabe a nós, as mãe, rezar,
e no sempre e a cada dia orientar
dizendo a eles as palavras de bem e de paz
para que Deus, nosso Pai Caridoso e Misericordioso,
ouvindo, diga amém, abençoando
e protegendo a todos nós.

                                                                                         Lori Figueiró




Lançamento do
Álbum do III Fórum da Mulher do Jequitinhonha
Capelinha – MG 2013
Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha
Fotografias de Lori Figueiró 
Gráfica Imprensa Universitária da UFMG – 2013



Um comentário:

  1. Trabalho maravilhoso, Lori. Na memória e para a História, a beleza de nossas mulheres.

    ResponderExcluir