quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dherison e Nicinha, sua mãe.


Na manhã do Dia do Trabalho, em Jenipapo de Minas, o Grupo Consciência Negra se reuniu para um ensaio. Dherison, paramentando as vestes do Consciência e batucando os seios de Nicinha, sua mãe, era festejado com admiração pelos famíliares e amigos nos seus quinze dias, recebendo a luz intensa do cerrado.
Nicinha me trouxe à memória, Gioconda Belli, escritora nicaraguense e seu poema "Dando de Mamar", na tradução de Silvio Diogo.


Ao pegá-la, tenho que ter cuidado.

É como tentar carregar um montinho de água
sem derramar.

Sento-me na cadeira de balanço,
embalo-a,
e ao primeiro queixume,
começo a dar de mamar como uma vaca tranquila.

Ela volta a ser minha,
coladinha em mim,
dependendo de mim
como quando só eu a conhecia
e ela vivia em meu ventre.


A você Nicinha, o meu carinho e o desejo de muitas alegrias e boa sorte.
Feliz Dia das Mães, todos os dias.


( Cleonice Cardoso Soares e Dherison Guilherme Soares Silva, são moradores
  em Jenipapo de Minas e integrantes do Grupo Consciência Negra.)

Um comentário:

  1. Esse momento de amamentar parece repetitivo,mas ele é único a cada vez que acontece...
    Ainda bem que curti muito esses momentos.
    NICINHA representou muito bem todas as mamães, parabéns!

    ResponderExcluir