sexta-feira, 4 de maio de 2012

D.Rita e Sr. Antonio Pereira

Na manhã de quinta-feira, enquanto
D. Rita preparava o almoço,               Sr. Antonio Pereira recebeu
a visita do Sr. José Jorge Tavares Pinheiro, e com ele tocou sua caixa de folia interpretando versos e cantigas de autoria própria, no entremeio a narrativas de sua vida como tropeiro, lavrador, raízeiro, benzedor e jogador de versos.
Assim que anunciou que o almoço estava pronto, D. Rita satisfazendo um pedido nosso, acompanhou o marido numa rodada de versos e cantigas.
Batucando o seu pandeiro, cantou
os versinhos que compôs para mim:

   "Lori, quando eu te conheci
    foi muita amizade
    quando eu te amei
    foi uma loucura
    mas para mim te deixar
    só se for depois da sepultura."

Sr. Antonio, não deixando por menos, declamou os versinhos que compôs para Elisângela:
 
    "Elisângela, o machado corta pau
     com grande felicidade
     só que ele não pode cortar
     a nossa amizade.
     Elisângela, o nosso amor é lindo
     é lindo e honesto
     só Deus é quem sabe
     o quanto eu te quero."

Depois de um franquinho, feijãozinho com arroz, abóbora, salada de tomate e um bom dedo de prosa, um passeio pelo Curtume e a promessa de um novo encontro para visitarmos D. Rosa e Sr. Izalino.
E como D. Rita e Sr. Antonio Pereira me anunciaram:

     "Em cima daquela serra
      tem um ninho de beija-flor
      em cima daquela serra
      tem um ninho de beija-flor

      Se você ver, você dúvida
      que é começo de amor
      Se você ver, você dúvida
      que é começo de amor."


( Elisângela é Coordenadora da AJENAI e prima de Sr. Antonio Pereira.)

Rita Pinheiro Santos Souza e Antonio Pereira de Souza, são moradores em Curtume,
comunidade de Jenipapo de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário