quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Helena Siqueira Torres contemplando as imagens do livro "Reflexos ao calor do Vale, em São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro.



Helena Siqueira Torres








Nossa, chega de ser até engraçado, Lori,
esse povo todo arreunido, parece festa,
gente demais, tem de um tudo...
Adelino tomando café...
João Lino... num é bom nem falar, 
homem mau, já cometeu até crime...
Ilídia rezando... olha aqui Anália,
que Deus a tenha em um bom lugar!
Mais uma outra rezando, uma outra
benzendo, olha o menino...
As vacas, os vaqueiros, que sequidão...
As mulher dançando... num falei,
parece até festa, tudo dançando...
É cantiga de versos?
A outra caminhando na estrada,
carregando o pandeiro... parece festa.
Num é que é engraçado mesmo!
E as histórias todas que ocê já me contou...
eu vou conhecendo todo mundo,
um povão de Deus...
Num é?


Helena Siqueira Torres 


Enquanto eu "lia", essa "fala-música" de dona Helena me transportou
durante alguns segundos para essa grande partitura, que é São Gonçalo.
Saudade gigantesca. Dê um beijo nosso nela por mim.
Lembrei-me que ela fez aniversário em agosto.
Abraço em você e Sandrinha.

Daniela Cruz


Dona Helena entendeu tudo da sua proposta artística, caro Lori.
E o comentário dela é a verdadeira trilha sonora (e poética) do seu "filme".

Frédéric Pagès

  
Dona Helena...
Criatura doce, mas de mãos calejadas e coração
que bate dentro de um quartinho com um presépio.
Ali naquelas casinhas mora sua mãe tão amada...
Linda Helena, amigo Lori Figueiró.

Giselle Curado




Nenhum comentário:

Postar um comentário