sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Lucilia Santos Lopes Ribeiro contemplando as imagens do livro "Reflexos ao calor do Vale, em São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro.



 Lucilia Santos Lopes Ribeiro










Meninão! É pra mim? O livro todo?
E essa dona, eu conheço? Olha os brincos...
É de ouro? Bem velhinha...
Olha eu aqui... Aqui tudo, as pratileiras,
as vasilhas, o balcão, até a balança, as rapaduras,
as sombrinhas, os molhos... Tudo limpinho... Brilhando...
Ficou até bonito... Tudo fica limpinho na fotografia,
as cores, colorido... Olha, ali... As verduras novinhas,
verdinhas... Os pratos... Eu aqui de avental...
Ocê tem certeza? É um presente mermo?
Ocê sabe, ôce faz um bem pra nós, minha mãe...
Ontem ela tava lembrando d'ocê, ela pergunta, quer saber,
ocê sabe né, os velhos são assim... ainda ontem...
Eu falando dela, olh'ela aqui na frente da televisão dela,
rezando a missa dela... É assim...
E olha, é Anália, o fogão acesso, ela já bem velha também,
né, ocê conheceu ela bem? Conheceu né!
Ê mulher que trabalhou! E como... que Deus a tenha...
A vida... A vida... Né meninão!
E essa velhinha aqui cheirando o nenenzinho?
Lá de Minas Novas? Parteira? A minha mãe também...
Já não usa mais por aqui, ocê sabe, as coisas vão mudando...
Branquinho ele... Ela velhinha... As mãos...
Uai, meninão! Peraí meninão! Deix'eu tirar os óculo,
senão dá reflexo, eu fico melhor sem ele...
Meninão, meninão!

Lucilia Santos Lopes Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário