segunda-feira, 13 de agosto de 2012

D. Zefa e o presente de uma mulher nobre


   Josefa Alves Reis








Terça- feira, 07 de agosto, Rua Pará 365, Alto do Santuário, Araçuaí.
Aniversário de D. Zefa. Assim que os amigos foram se despedindo,
prometidos com a aniversariante outros encontros como o daquele dia,
sentamos para um dedo de prosa. D. Zefa, enquanto lia as linhas da palma
da minha mão foi me relatando passagens e encantamentos acontecidos
ao longo dos seus 87 anos, admirado eu ouvia, embevecido com a sua
vitalidade e com a força das suas palavras. Um de seus gatos entrou
com a luz do entardecer pela porta entreaberta e se acomodou em seu
colo, acariciando os seus pelos, D. Zefa, por um momento em silêncio,
olhou nos meus olhos, em seguida, sorrindo me disse:

Lori, eu tenho um presente procê,
Eu alembro das duas mulheres, elas rezavam e tavam curando todo mundo.
Uma chamava Inacia e a outra Rimualda. Aí, meu avô tinha muito recurso
e muito terreno, aí, meu avố disse: nós vão fazer uma casa pra elas
no meu terreno, aí, porque antigamente, não era difícil fazer uma casa, jogar barro
a sopapo, enxumento, fizeram uma cazona boa e cobriram de palha de sapé
encima e prepararam a casa e elas foram pra dentro dessa casa.
Aí, meu pai chamava João, meu avô chamava João com apelido de Janjão,
foi quem me criou. Aí, ele levava o povo que vinha de fora
procurando tratamento. Ele levava na casa delas. Aí, elas rezava alto
as oração. As rezas que elas rezava alto eu aprendi. Toda vida
minha memória foi boa. Aí, eu vou dizer uma oração que tira qualquer peste.
Qualquer doença do corpo de uma pessoa, porque ocê sabe, qualquer doença
que caminha no corpo de uma pessoa é peste, desde o tempo do começo
do mundo de Jesus Cristo, que houve a peste da tuberculosa,
houve a peste da lepra, e vinha sempre as pestes, então, essa oração
serve para qualquer doença e diz assim:

Alto que no da cruz está,
quem mais puder, vencerá.
O Senhor que pra mim falou
que de toda peste nos de livrar,
peste vem buscar,
que eu tenho Jesus por mim,
Jesus, Ave Maria, Ave Maria
Ave Maria, Ave Maria
Santa Estrela do Mar,
Vós me livre da peste
que faz tanto mal.
Jesus é vivo e vivo está
e perfeito está no céu e na terra.
As três pessoas da Santíssima Trindade,
Pai, Filho e Espírito Santo
para desterrar toda a peste
para as ondas do mar sagrado, amém!

Como eu disse, Lori,  essa oração serve para qualquer doença,
seja em pessoa, seja nos animal. Então,
meu avô dizia assim: quando a pessoa começa a chegar nos setenta anos,
ele começando avoar, quando ele passa dos setenta, por qualquer hora,
ele desaparece, voa iguale a cigarra, que ela vai cantando, cantando
no tempos das águas, com pouco ela estoura e desaparece.
Bom, então hoje, eu nessa idade, e digo assim:
não tem uma coisa mais rica do que a pessoa passar a sabedoria
da natureza. Os antigo errou muito, que teve antigo que escondia
a sabedoria da natureza pra num deixar, pra num insinar pra ninguém.
Agora eu passando pra todo mundo e passando procê agora,
é o meu presente procê.

Emocionado, abracei D. Zefa, agradecido com o seu aniversário,
com o seu presente, presente de uma mulher nobre, como tanto
gosta de salientar minha amiga Rosa.


                                                                                                          Lori Figueiró






Um comentário:

  1. As cores da casa de Zefa, as cores de Zefa, a Cor Zefa, por suas lentes Lori,a colorir quem quiser encher a vida de energizante singeleza e sabedoria.
    Lori, que todo o UNI VERSO abençoe sempre seus trabalhos.
    Sandra.

    ResponderExcluir