segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Valdevino e as orações de D. Diolina



Valdevino Manoel da Piedade










                                                               As mãos de Valdevino e sua avó D. Diolina.
 

Manhã de terça-feira, assim que eu cheguei
em Ouro Fino, distrito de Coronel Murta,
fui visitar Valdevino. Entre uma conversa e outra,
um verso cantado aqui, um outro ali, uma canção assim,
uma lembrança puxando uma outra saudade,
Valdevino foi me contando:
olha Lori, eu gostava muito de minha vó, demais!
Diolina, Diolina Francisca de Jesus.
Todo mundo gostava dela na comunidade,
a vida toda, ela viveu 82 anos.
Ela era muito alegre, dançava batuque,
cantava versos, se vendo.
Tinha roda de fiar, fiava tanto,
trabalhadeira como ela.
Quando ela ia rezar o terço cantado,
era o maior silêncio, ninguém conversava,
ela começava o terço e eu como neto,
muito apegado, respondia junto com ela.
Aquela oração que eu te falei para combater cobra
quando está andando no mato,
eu aprendi com ela, ocê alembra?
Vou falar ela de novo procê, é assim:
Senhor São Bento,
Jesus Cristo joga água benta no altar,
benzei este chão a onde eu passar.
Meu Anjo da Guarda onipotente
acordais comigo adiante,
livrai-me de cobra e serpente
de todos os bichos-mau traiçoentes.
reza o Pai Nosso com Ave Maria três vezes
e a oração é rezada também três vezes.
Quando reza essa oração com fé,
quando ocê uma cobra, ela correndo d'ocê,
ela num fica no lugar, se ela tiver enrolada,
ela desenrola e vai saindo, vai embora...
E tem também uma reza para intancar sangue,
essa eu ainda não te falei, aprendi também com ela,
uma vez que eu precisei, começa:
As Três Marias.
Quando eu vim do mar do roxo
encontrei As Três Marias.
Uma disse: Eu vi sangue
a Outra disse: intanca sangue
a Outra disse: assim como Jesus Cristo nunca mentiu
com tua santa e sagrada boca,
assim sangue,
ocê não pinga nem um pingo, nem uma gota.
É rezar três vezes, depois de três vezes que for falada essa reza,
rezar o Pai Nosso e uma Ave Maria e o sangue deixa de sair.
E tudo o que manda da pessoa, é a fé.
A minha não deixava de falar, e isso eu também
aprendi com ela, nós fala as palavras,
quem cura é Deus Nosso Pai
e depende muito de cada um, se não tiver fé,
não tem cura, ocê pode acreditar.



                                                                                   Lori Figueiró

Um comentário:

  1. Ai que delícia, lembro de passear com minha vó materna, D. Bia, na chácara da família "dos Barbosa", no centro-oeste de Minas. Vó Bia com uma varinha apanhada no chão cuidadosamente,e assim ia balançando o mato da beirada e rezando a oração de São Bento.

    ResponderExcluir